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60km de areia do litoral paranaense recebe limpeza

Do dia 21 de dezembro até o início de janeiro, já foram retirados mais de 123 toneladas de resíduos ( litoral paranaense recebe limpeza )

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está atuando na limpeza das praias e na higienização da areia nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. A empresa faz a coleta de resíduos deixados na faixa de areia da praia e o peneiramento de areia em mais de 60 quilômetros lineares de orla. Do dia 21 de dezembro até o início de janeiro, a Sanepar já retirou mais de 123 toneladas de resíduos.

O trabalho vai até o dia 5 de março, com o uso de seis máquinas saneadoras, seis tratores e seis veículos de carga do tipo dumper. A empresa contratou 96 trabalhadores, moradores do Litoral, para atuar no recolhimento de resíduos na faixa de areia. “Mesmo com esse trabalho, a população pode colaborar com a limpeza, recolhendo os resíduos que produzirem durante o tempo em que permanecerem na praia. O material pode ser colocado em sacos de lixo que estamos distribuindo na praia”, diz o gerente de Resíduos Sólidos da Sanepar, Péricles Weber.

Todo o lixo recolhido pelas equipes da Sanepar nas faixas de areia fica armazenado na orla para que as prefeituras municipais façam a coleta e destinação adequada. As prefeituras municipais continuam sendo responsáveis pela coleta e destinação dos resíduos urbanos.

FUNCIONAMENTO – Os coletores trabalham durante o dia, com o uso de carrinhos de mão, utilizados em pequenas distâncias, e com auxílio das dumpers, que podem transportar até duas toneladas de resíduos cada.

À noite, a partir das 20h30, são utilizadas as seis saneadoras de areia, movidas com o uso de tratores. As saneadoras peneiram a areia e ajudam a aerar as areias secas, processos fundamentais para a higienização. Também são retirados, nessa atividade, resíduos de menor tamanho, como cacos de vidro, pregos, objetos cortantes, bitucas de cigarro e tampinhas de garrafa.

O processo de higienização das máquinas saneadoras ajuda a eliminar bactérias, fungos e parasitas, o que contribui para a redução dos casos de diarreias, doenças de pele e viroses.

Todas as equipes de trabalho estão devidamente uniformizadas e os equipamentos que utilizados à noite usam iluminação e giroflex, para dar mais visibilidade e segurança. A Companhia pede a atenção dos frequentadores das praias, especialmente dos que estão com crianças, no período em que as máquinas estão funcionando. A atividade com as saneadoras e tratores vai até 1h30 da madrugada. ( litoral paranaense recebe limpeza )

Veja mais em: http://site.sanepar.com.br/noticias/sanepar-faz-limpeza-de-mais-de-60-km-de-faixa-de-areia


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GREVE DOS CAMINHONEIROS – Análises e Percepções

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Qual é o cenário da mobilização dos caminhoneiros? “Os ‘puristas’ não entendem a complexidade da categoria, e tampouco atentam para a dificuldade que é promover a mobilização ampla desses trabalhadores, tendo em vista não só a precarização extrema à qual estão sujeitos, mas também à realidade itinerante de seu trabalho”, diz jornalista.

Por Larissa Jacheta Riberti

GREVE DOS CAMINHONEIROS – Análises e Percepções

Tem ao menos seis anos que colaboro com um jornal de caminhoneiros e não me arrisquei a fazer nenhuma análise sobre a recente greve da categoria. Mas muitas opiniões, sobretudo de “esquerda” proferidas nessa rede social (ninguém se importa, na verdade) me geraram um incômodo. Por isso, me arrisco agora a escrever algumas pontuações sobre a greve dos caminhoneiros, lembrando que, dessa vez, muita gente perguntou.

1) A greve começou como um movimento puxado pela CNTA, a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos. A convocação da paralisação se deu após encaminhamento de ofício ao governo federal em 15 de maio, solicitando atendimento de demandas urgentes antes da instalação de uma mesa de negociação. As urgências eram: o congelamento do preço do Diesel, pelo prazo necessário para a discussão sobre benefício fiscal que reduzisse o custo do combustível para os transportadores (empresas e caminhoneiros); e fim da cobrança dos pedágios sobre eixos suspensos, que ainda está acontecendo em rodovias de caráter estadual, conforme compromisso assumido pela lei 13.103/2015, conhecida também como Lei do Motorista.

2) No ofício encaminhado pela CNTA se fala na deflagração de uma paralisação em 21 de maio, caso não fossem atendidos os pedidos da Confederação. Também se explicita o apoio de 120 entidades representativas, mas não se esclarece se essas organizações são sindicatos patronais ou de autônomos.

3) A paralisação prevista para 21 de maio aconteceu, já que o governo se recusou a negociar com a CNTA e com demais entidades. Ao que consta nos comunicados de imprensa do organismo, também estavam na pauta discussões como o marco regulatório dos transportes e a questão da “reoneração da folha de pagamento”

4) Abro parênteses para o tema: desde 2011, a discussão da desoneração da folha de pagamento vem acontecendo no Brasil com vistas a garantir a geração de empregos. Nos anos seguintes ela foi ampliada para outros setores, como o do transporte rodoviário de cargas. Com a desoneração os patrões tem a possibilidade de escolher a forma mais “vantajosa” de pagar a contribuição previdenciária, recolhendo 20% sobre os pagamentos dos funcionários e contribuintes individuais (sócios e autônomos) ou recolhendo uma alíquota sobre a receita bruta (cujo percentual variava entre diferentes setores da economia, no caso do TRC é de 1,5 a 2%). No ano passado, o governo Temer, através do Ministro da Fazendo, Henrique Meirelles, anunciou a reoneração da folha de pagamento com a justificativa de que era necessário reajustar “as contas” da União. Atualmente, a ampliação da reoneração da folha de pagamento está sendo discutida no âmbito do TRC.

5) Com a mobilização que se potencializou em 21 de maio, uma série de pautas foram levadas para as “estradas”. Dentre os mobilizados nesse primeiro momento estavam autônomos e motoristas contratados. As informações que nos chegam é a de que eles estão deixando passar as cargas perecíveis e os medicamentos e os itens considerados de primeira necessidade.

6) A paralisação continuou e ganhou adesão das transportadoras que prometeram não onerar os funcionários nem realizar cortes salariais ou demissões por causa da greve. Afinal de contas, a redução do preço do Diesel também é do interesse da classe patronal.

7) A greve conta com grande apoio nacional, porque a alta do preço dos combustíveis afeta não só a prestação de serviços, mas a vida de grande parte dos brasileiros.

8) Os sindicatos estão batendo cabeça. De um lado, muitas federações e entidades soltaram nota dizendo que não apoiam a greve e que ela tem características de lockout justamente porque a pauta tem sido capitaneada pelos setores empresariais em nome dos seus interesses. Do outro lado, existem sindicatos de autônomos, como a própria CNTA, o Sindicam de Santos que puxou a paralisação na região do porto, e agora a Abcam, que recentemente se mobilizou na negociação, apoiando o movimento. Segundo nota, o presidente da Abcam esteve em Brasília hoje e depois de uma reunião frustrada disse que a greve dos caminhoneiros continua. A reunião tinha como objetivo negociar a redução da tributação em cima dos combustíveis.

Esse é o cenário geral da mobilização. Ela é composta por uma série de segmentos que conformam o TRC. E, obviamente, suscita algumas questões:

1) Existe uma clara apropriação da pauta dos caminhoneiros por parte da classe empresarial que exerce maior influência nas negociações. Isso significa que, por mais que a greve seja legítima, pode acabar resultando num “tiro pela culatra” a depender dos rumos tomados na resolução entre as partes e as lideranças.

2) Não existe uma pauta unificada, o movimento não é hegemônico, nem do ponto de vista social, nem do ponto de vista ideológico. Existe um grupo de caminhoneiros bolsonaristas, outros que são partidários de uma intervenção militar, outros pedem Diretas Já e Lula Livre. Ou seja, é um movimento canalizado principalmente, pela insatisfação em relação ao preço do Diesel.

3) Em função da grande complexidade e fragilidade das lideranças sindicais de autônomos, o movimento carece de uma representatividade que possa assegurar as demandas da classe trabalhadora, bem como que possa evitar o crescimento dos discursos conservadores e das práticas autoritárias. Enquanto isso, os sindicatos patronais acabam por exercer maior influência, determinando os caminhos da negociação e o teor das reivindicações.

4) Isso se faz notar, por exemplo, no tipo de reivindicação expressada por grande parte dos caminhoneiros que é a redução da tributação em cima do preço do combustível. Ora, todos nós sabemos que o cerne do problema é a nova política de preços adotada pelo governo Temer e pela Petrobras, que atualmente é presidida por Pedro Parente.

5) Novo parênteses sobre o tema: desde o ano passado, a Petrobras adotou uma nova política de preços, determinando o preço do petróleo em relação à oscilação internacional do dólar. Na época, esse tipo de política foi aplaudida pelo mercado internacional, que viu grande vantagem na venda do combustível refinado para o Brasil.

Aqui dentro, segundo relatório da Associação de Engenheiros da Petrobras, a nova política de preços revela o entreguismo da atual presidência da empresa e governo Temer, que busca sucatear as refinarias nacionais dando prioridade para a importação do combustível. Tudo isso foi justificado na época com o argumento que era necessário ajustar as contas da Petrobras e passar confiança aos investidores internacionais.

6) É verdade, portanto, que o movimento em si tem uma percepção um pouco equivocada da principal razão do aumento dos combustíveis, mas isso não significa que toda classe dos caminhoneiros não faça essa relação clara entre o problema da política de preços da Petrobras e o aumento dos combustíveis.

7) De fato, portanto, o grande problema nesse momento é saber quem serão as pessoas a sentar nas mesas de negociação. De um lado, existe uma legítima expressão da classe trabalhadora em defesa das suas condições de trabalho e dos seus meios de produção. O aumento do Diesel é um duro golpe entre os caminhoneiros autônomos e a reivindicação da sua redução, seja pela eliminação dos tributos, seja pelo questionamento da política de preços da Petrobras, é legítima e deve ser comemorada.

8) A questão fundamental agora é saber o que o governo vai barganhar na negociação. Retomo, então, a questão da reoneração da folha de pagamento. O governo já disse que haverá uma reoneração da folha e esse é um dos meios de captação de recursos caso haja fim do Pis/Cofins incidindo sobre os combustíveis. Na prática, porém, a reoneração pode ter um impacto sobre os empregos dos próprios caminhoneiros, resultando em demissões.

9) Se houver o fim da tributação no Diesel, conforme inclusão do relator, Orlando Silva (PCdoB/SP), na Medida Provisória, de parágrafo que exclui a tributação, a classe trabalhadora e toda sociedade serão impactadas. Afinal de contas, com redução de receita, haverá, consequentemente, um corte no repasse da verba para a seguridade social, previdência, saúde, etc.

Considerando tudo o que foi dito, expresso meu incômodo com análises e percepções simplistas da esquerda, ou de pessoas que se dizem da esquerda, sobre o movimento. Locaute virou doce na boca dos analistas de facebook. Porque não atende à nossa noção de “movimento” ideal, os caminhoneiros que legitimamente se mobilizaram em nome da redução do preço do diesel estão sendo taxados de vendidos e cooptados, como uma massa amorfa preparada para ser manipulada.

Os “puristas” não entendem a complexidade da categoria, e tampouco atentam para a dificuldade que é promover a mobilização ampla desses trabalhadores, tendo em vista não só a precarização extrema à qual estão sujeitos, mas também à realidade itinerante de seu trabalho. Soma-se a isso o duro golpe que atualmente foi proferido contra as entidades sindicais menores de autônomos, com o fim da obrigatoriedade do imposto sindical. Sinto dizer aos colegas acadêmicos, portanto, que nem sempre nossos modelos de análise social se aplicam à realidade. Não se trata de uma disputa entre o bem e o mau; nem de um movimento totalmente cooptável e ilegítimo; uma massa manipulável e “bobinha”. Por outro lado, também não é um movimento cujos protagonistas tem uma consciência enquanto classe, enquanto categoria. Não é unificado, as pautas são heterogêneas e também voláteis. Por tudo isso, parte desses trabalhadores expressam reações conservadores e, alguns grupos, visões extremistas sobre a política e suas estratégias de luta.

Nada disso, ao meu ver, torna ilegítima a mobilização. Pelo contrário, é um convite para que busquemos entender mais das categorias sociais e para que aceitemos que as mobilizações sociais nem sempre atendem ao nosso critério idealizado de pauta, objetivo e organização.


Leia mais em: https://www.revistaforum.com.br/greve-dos-caminhoneiros-meu-incomodo-com-analises-e-percepcoes-simplistas-da-esquerda/

GREVE DOS CAMINHONEIROS – Análises e Percepções;

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Veja o relatório da qualidade de água potável em Curitiba

Este relatório visa garantir ao consumidor o direito à informação sobre a qualidade da água potável, conforme determina o Decreto Federal n.º 5440, de 04 de maio de 2005 e atender as premissas da Portaria n.º 2914, de 12 de dezembro de 2011, em seus Artigos 8.º e 9.°, Inciso VI do Ministério da Saúde. ( relatório qualidade água potável Curitiba )

O Decreto e a Portaria citados tratam da responsabilidade dos gestores quanto à gestão dos recursos hídricos e proteção dos mananciais; monitoramento da qualidade da água e fornecimento de informações periódicas às autoridades de saúde pública a respeito da qualidade da água, dentre outros e demais legislações aplicáveis.

A qualidade da água fornecida é controlada diariamente desde a captação no rio e/ou poço, durante todo o processo de tratamento e até o cavalete da sua residência. Além deste controle, são analisados todos os produtos químicos utilizados para o tratamento da água.

O órgão responsável pela Vigilância da Qualidade da Água deste município é a Secretaria Municipal da Saúde, situada na Rua Francisco Torres, 830 – Centro, telefone (41) 3350-9317 ( relatório qualidade água potável Curitiba )

Ver relatório anual detalhado

Ver relatório de outros e periodos e cidades


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São José dos Pinhais/PR – Caminhão Pipa

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A Água Press | Caminhão Pipa | Transporte de Água Potável é uma das principais reponsáveis pelo transporte de água potável na região de Curitiba, e isso abrange São José dos Pinhas, Colombo e região. Por outro lado, a empresa de transporte de água também realiza serviços no interior do Paraná, principalmente em Maringá e região.

Caminhão Pipa em São José dos Pinhais/PR

A empresa de transporte de água potável utiliza caminhão pipa para realizar serviços que contemplam eventos relacionados ao setor construtivo, industrial e comercial.

Além de mais de 28 anos de experiência, a Água Press | Caminhão Pipa é considerada uma das melhoras empresas do sul do país. Conheça a empresa.

Responsabilidade e rapidez fazem parte da cultura da empresa, mas também vale ressaltar que a relação custo / benefício é algo muito importante para o consumidor, e dessa maneira, a Água Press – Caminhão Pipa | Transporte de Água Potável se dedica ao máximo para realizar o melhor serviço oferecendo o preço mais justo.

São José dos Pinhais/PR – Caminhão Pipa
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Seguem abaixo a lista de bairros de São José dos Pinhais/Paraná.

São José dos Pinhais/PR – Bairros>

01 – Aeroporto
02 – Academia
03 – Afonso Pena
04 – Águas Belas
05 – Aristocrata
06 – Arujá
07 – Aviação
08 – Barro Preto
09 – Bom Jesus
10 – Boneca do Iguaçu
11 – Borda do Campo
12 – Campina do Taquaral
13 – Campo Largo da Roseira
14 – Centro
15 – Cidade Jardim
16 – Colônia Rio Grande
17 – Contenda
18 – Costeira
19 – Cristal
20 – Cruzeiro
21 – Del Rey
22 – Dom Rodrigo
23 – Guatupê
24 – Iná
25 – Ipê
26 – Jd Itália
27 – Jurema
28 – Ouro Fino
29 – Parque da Fonte
30 – Pedro Moro
31 – Quissisana
32 – Rio Pequeno
33 – Roseira de São Sebastião
34 – Santo Antônio
35 – São Cristóvão
36 – São Domingos
37 – São Marcos
38 – São Pedro
39 – Silveira da Mota
40 – Zacarias

A cidade de S. José dos Pinhais é servida pelas seguintes rodovias:

BR-376, ligando à BR-101 e ao litoral de Santa Catarina
BR-277, ligando ao litoral paranaense
Contorno Leste de Curitiba

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Links

http://www.sjp.pr.gov.br/
http://maps.google.com/maps?f=q&hl=pt&geocode=&time=&date=&ttype=&q=sao+jose+dos+pinhais,+brazil&ie=UTF8&ll=-25.591685,-49.097214&spn=0.226348,0.32135&t=h&z=12&om=1


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